quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fraternidade e saúde pública

Interrompo os posts sobre níveis de atenção à saúde para lembrar que hoje está sendo lançada pela CNBB a Campanha da Fraternidade com o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf.Eclo 38,8).
Parabéns para a CNBB por mobilizar não só os católicos como toda a sociedade brasileira para refletir sobre a saúde pública no Brasil. Provocar a discussão junto à sociedade mostra-se imprescindível em um momento em que o governo federal coloca a saúde pública em segundo plano, já que anunciou um corte de R$ 5,5 bi no orçamento da saúde.
A campanha da de 2012 busca “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos, e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde”*.
São propostos os seguintes objetivos específicos*:
- Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável.
- Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade.
- Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe.
- Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade.
- Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e à reivindicação do seu justo financiamento.
- Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde. (cf. p. 12 do Texto-Base da CF).


Nenhum comentário:

Postar um comentário